Brasil automóveis

Financiamento de terrenos

A decisão pela casa própria muitas vezes vem acompanhada do desejo de construir o imóvel exatamente do jeito imaginado. Nesse caso, a melhor opção pode ser o financiamento de terreno, para fazer a construção do zero.

Financiamento de terrenos

Financiar vale a pena?

Financiar um terreno tem algumas diferenças importantes em relação a financiar uma casa ou apartamento pronto. De modo geral, porém, o processo de financiamento segue um rito semelhante, sendo essa a modalidade de crédito com as taxas de juros mais baixas do mercado.
Tanto imóveis construídos quanto o financiamento de terreno são feitos nos bancos com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), seja pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), seja pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Pelo SFH, em ambos os casos, os imóveis precisam ser urbanos.
Em 2021, houve aumento de 12,8% na venda de novos imóveis no Brasil, em comparação com 2020. Isso significa que, apesar do aumento dos juros, o mercado imobiliário brasileiro continua aquecido e oferecendo diversas opções de imóveis para variadas rendas. Ou seja, vale a pena financiar terreno se esse for o seu sonho.

Atenção às principais diferenças entre financiamento de imóveis prontos e financiamento de terreno. Para começar, os juros no financiamento de terreno tendem a ser maiores e o tempo de financiamento é reduzido.

Outra diferença fundamental é que você não pode usar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para comprar um terreno. O fundo só pode ser usado para comprar um imóvel já pronto ou para construir em um terreno que já é seu.